Mudança na taxa do BNDES pode inviabilizar investimento produtivo

Blog do Renato

Proposta em tramitação no Congresso pode encarecer o financiamento de longo prazo, inviabilizando o investimento produtivo no país. Nesse sentido, a medida pode ter impactos sobre o crescimento da economia, a competividade das empresas, a produtividade, os empregos e os salários.

Por Joana Rozowykwiat

 

Governo esvazia papel do BNDES, principal instrumento de financiamento do investimento da indústria e da infraestrutura.

Governo esvazia papel do BNDES, principal instrumento de financiamento do investimento da indústria e da infraestrutura.

A Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 777/2017 deve votar, na próxima quarta-feira (9) o relatório do deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), favorável à proposta. A MP altera a metodologia do cálculo da taxa de juros para empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Desde 1994, o custo básico dos financiamentos concedidos pelo BNDES é definido pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), fixada administrativamente pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Caso a MP seja aprovada, ela desaparecerá. Em sua substituição, o governo propõe a criação…

Ver o post original 779 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s